Especialidade médica que diagnostica e trata doenças das artérias, veias, linfáticos e sistema nervoso autónomo. O tratamento pode ser médico, cirúrgico ou endovascular.
A patologia arterial está relacionada sobretudo com a doença aterosclerótica. São exemplos desta patologia a Isquemia dos membros inferiores, os aneurismas arteriais (envolvendo a aorta abdominal ou as artérias periféricas, como é o caso dos aneurismas da artéria poplítea) e a patologia cerebro-vascular extra-craneana (localizada nas artérias carótidas e vertebrais).
A doença venosa atinge uma percentagem elevada da população, existindo um importante número de pessoas com varizes dos membros inferiores. A úlcera da perna é uma das complicações mais incapacitantes e mais difíceis de tratar. Dentro da patologia venosa são ainda situações frequentes as tromboses venosas superficial ou profunda. Considerando o tratamento das varizes, é possível efectuar tratamento médico, escleroterapia, tratamento endovascular por laser ou radiofrequência ou cirurgia.
Entre as patologias do foro linfático, o linfedema é o mais frequente, e pode ter vários graus de gravidade. O tratamento é habitualmente médico.
Considerando as alterações do sistema nervoso autónomo, enquadram-se aqui as situações de hiperhidrose axilar e palmar (sudação excessiva nas axilas e palmas das mãos), cujo tratamento é frequentemente cirúrgico.